Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA FÍSICA - USP

Colóquio - IFUSP 
"Reflexões sobre o Ensino de Física"
Prof. Dr. Gil da Costa Marques (IFUSP)
Dia: 18 de agosto, quinta-feira, às 16h., Auditório Abrahão de Moraes

Informações sobre o palestrante: Gil da Costa Marques Possui graduação (1969), mestrado (1972), doutorado (1975) e livre docência (1985) em Física, pela Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorados na Texas A&M University System (1993) e no Cern (1980). Atualmente é Professor Titular na USP. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Física (1987 – 1991) e da Federação Latino Americana de Física. Foi Diretor do Instituto de Física da USP por dois mandatos. É um Pesquisador Emérito do CNPq desde Abril de 2005. É membro associado da Academia Brasileira de Ciências. É autor de 6 livros de Física e matemática. Foi coordenador do primeiro curso a distância na USP (Licenciatura em ciências). Foi coordenador do programa Redefor (voltado para capacitação de professores da rede pública). Atualmente é o coordenador do curso de licenciatura de física da Univesp. Criou e dirige o CEPA há quase 20 anos.

Resumo da palestra:
Analisaremos os problemas relativos ao ensino de física no Brasil. Primeiramente,  consideraremos as ações dos governos federal e estadual, das universidades e dos cursos de licenciatura. A seguir falaremos de três problemas específicos relativos à formação dos professores: o excesso de disciplinas pedagógicas, a falta de domínio dos conteúdos e a deficiência no formalismo matemático.  Abordaremos, na terceira parte, a questão do ensino a distância. Finalmente, apresentaremos algumas iniciativas do nosso centro (o CEPA), dando destaque à produção de material didático.
Entrada franca
Rua do Matão, 1371 - travessa R



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