Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

terça-feira, 25 de julho de 2017

ASTRONOMIA PARA DOCÊNCIA - SISTEMA SOLAR - de 02/08 a 05/12/2017

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

Instituto de Física (IF-USP) e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) organizam o curso:

ASTRONOMIA PARA DOCÊNCIA - SISTEMA SOLAR

Curso de EXTENSÃO gratuito! Inscrições abertas até 10/07, às 16h00.

PERÍODO: 02/08/2017 a 05/12/2017
Carga Horária total: 150 horas
Educação à distância: 94 horas - Presencial: 56 horas
Disponibilidade40 vagas

O curso Astronomia para Docência – Sistema Solar é um programa que oferece gratuitamente atualização à distância e presencialmente para professores do ensino fundamental I, com o objetivo de contribuir para melhorar o ensino de Astronomia, pertencente ao currículo de ciências no Ensino Fundamental. O aprendizado é intensificado por meio da capacitação de professores nos conceitos científicos e em estratégias de ensino e diagnóstico das dificuldades dos alunos, utilizando modernas tecnologias de informação e comunicação, e material produzido inteiramente por profissionais na área científica e de ensino de ciências com esse objetivo.

A equipe docente é composta por um coordenador pedagógico (da área de ensino de ciências e formação de professores), e coordenadores e consultores de conteúdo (com conhecimento aprofundado em astronomia e astrofísica), todos pertencentes à USP.

O curso Astronomia para Docência – Sistema Solar  contém 15 tópicos, mais uma semana-aula de revisão geral e finalização dos trabalhos. Dessa forma, são 16 semanas-aula. Toda semana há um encontro presencial de 3,5 horas e atividades a serem realizadas em ambiente virtual, correspondendo a 5 horas.

A frequência mínima para aprovação é de 85% do total das atividades do curso. Cada semana-aula produz duas aferições de frequência, uma virtual e outra presencial.  No total, o curso gera 32 aferições de frequência (16 presenciais e 16 à distância), das quais o cursista precisa ter participação completa em no mínimo 27 para ser considerado aprovado, ou seja, frequência mínima de 85% no total das atividades e média de notas superior ou igual a 7,0 nas atividades avaliativas.

Não há tutores. São professores da USP que ministrarão o curso. O esclarecimento de dúvidas, correções e feedbacks serão dados pelos docentes, online e presencialmente.

A iniciativa, segundo a coordenadora do curso Profa. Anne L. Scarinci (docente do 
Departamento de Física Experimental do IFUSP), já está indo para a sua 7ª edição e, neste ano, a prioridade será a complementação da formação dos professores do ensino fundamental I.
Para a Profa. Anne, “a demanda por um curso introdutório de astronomia apresentada pelos professores das séries iniciais era muito grande e resolvemos priorizá-los desta vez”.

Mais informações e inscrições:
http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/sistema-solar

Conheça os tópicos de conteúdo do curso:
Tópico 1 – Objetivos do curso e familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Conteúdos de astronomia e sua conexão com os objetivos da Escola Básica
Tópico 2 - O céu que enxergamos
  • Fenomenologia: Estrelas fixas e “errantes”; Movimento diário do céu (note que o movimento aparente anual da esfera celeste será assunto do tópico seguinte)
  • Constelações e asterismos (dentre os quais os indígenas brasileiros)
Tópico 3 – O referencial “para baixo” e o formato da Terra
  • Introdução a Referenciais
  • Força gravitacional e inércia como determinantes para os movimentos dos astros
  • Conteúdo pedagógico: obstáculos conceituais  e o ensino de astronomia
Tópico 4 – Conceitos de astronomia de posição e causa da sucessão dia-noite
  • Fenomenologia associada ao movimento de rotação da Terra
  • Localização dos astros na esfera celeste
Tópico 5 – Movimento Diurno do Sol e duração do dia no inverno e no verão
  • Fenomenologia em associação com o movimento de translação da Terra
Tópico 6 – Equivalência de referenciais
  • Uso dos referenciais geocêntrico e heliocêntrico para descrição e interpretação das causas dos movimentos.
Tópico 7 – Estações do ano e o movimento de translação da Terra
  • Fenomenologia e associação com a translação e a inclinação do eixo de rotação da Terra.
Tópico 8 – Fenomenologia relacionada à Lua
  • Fases da Lua, marés, face visível da Lua
  • Discussão da associação das fases lunares com crescimento de cabelos, nascimento de bebês, etc.
Tópico 9 – Fases da Lua – causalidade e representação
  • Associação da fenomenologia discutida no tópico anterior com movimentos dos astros, interações gravitacionais e diferenças de luminosidade.
Tópico 10 – Eclipses
  • Modelagem física para explicar as causas dos eclipses
  • Tipos de eclipses
  • Estações de eclipses
Tópico 11 – História dos modelos cosmológicos no ocidente
  • Modelo geocêntrico e heliocêntrico e evidências\argumentos a favor de um ou outro, ao longo da história ocidental desde a antiguidade clássica
  • Fatores que influenciaram a mudança do paradigma geocêntrico para o heliocêntrico, na Europa renascentista
Tópico 12 – Geofísica – a Terra como um planeta
  • Estudo da estrutura interna da Terra (sismologia, comparações de densidade de rochas, movimento dos continentes, etc.)
  • Estudo da história geológica da Terra (paleomagnetismo, indícios fósseis, estudo de meteoritos, etc.)
Tópico 13 - Sistema Solar
  • A origem do sistema solar (indícios, modelos, estado atual do conhecimento)
  • Planetas e seus satélites (planetologia comparada)
  • Corpos menores
Tópico 14 – representações dos movimentos em três e duas dimensões
  • Relação entre as representações feitas com o telúrio, stellarium e esquemas em papel, das estações do ano, fases da Lua, sucessão dia-noite, eclipses e face oculta da Lua.
Tópico 15 – A estrela Sol
·         Estrutura do Sol, métodos de estudo, caminho evolutivo do Sol, relação com o Clima Espacial.

SERVIÇO:

Curso “Astronomia para Docência – Sistema Solar”
Local: Universidade de São Paulo – Instituto de Física
Endereço: R. do Matão, 1371 - Butantã, São Paulo – SP.
Período de realização: 02/08/2017 a 05/12/2017
Informações e Inscrições: http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/sistema-solar


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