Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

terça-feira, 27 de junho de 2017

"Molhar ou não molhar: eis a questão!" - Palestra 01/07/2017

FÍSICA PARA TODOS

"Molhar ou não molhar: eis a questão!"

Palestrante: Profa. Denise F. S. Petri – Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química, USP

DIA: 1º DE JULHO (sábado) - das 10h30 às 12h.

Local: Biblioteca Mário de Andrade (centro) - Perto da estação Anhangabaú do Metrô.

Resumo da palestra:

Nesta apresentação vamos discutir aspectos físicos e químicos de superfícies do cotidiano que fazem com que a água molhe muito e ou não molhe nada. Por exemplo, quais são os fatores que fazem com que as superfícies de tantas folhas e insetos não se molhem na chuva? Por que os revestimentos de Teflon®  deixam as panelas antiaderentes? Por que uma folha de papel molha tão facilmente? Ficou curioso? Venha na apresentação, onde faremos algumas medidas de molhabilidade de superfícies do cotidiano.

O objetivo da palestra é mostrar para o público como aspectos químicos e físicos na superfície dos materiais podem facilitar ou prejudicar a interação com água. A Natureza está cheia destes exemplos, a pesquisadora vai mostrar alguns vídeos para exemplificar e no final o público poderá fazer algumas medidas porque será levado um equipamento portátil para medir molhabilidade de algumas superfícies, tais como: da mão, do celular, da mesa, de folhas, enfim, do que estiver a disposição e poder-se-á discutir as medidas.

SERVIÇO:

FÍSICA PARA TODOS
1º / 07 / 2017 - MOLHAR OU NÃO MOLHAR: EIS A QUESTÃO
Horário: 10h30 às 12h00
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Rua Consolação, 94 - Próximo à estação Anhangabaú e República do metrô (linhas amarela e vermelha)
Veja aqui COMO CHEGAR

INSCRIÇÃO:
http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/node/348

Nenhum comentário:

Postar um comentário