Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

SEMINÁRIO - 20/SETEMBRO - USP

SEMINÁRIO DE ENSINO
“As Diferentes Faces da História Frente ao Ensino de Ciências”
Prof. Dr. Ivã Gurgel, Departamento de Física Experimental - IF - USP
Dia: 20 de setembro, terça feira, às 16h.

Entrada Gratuita

Local: Auditório Adma Jafet, IFUSP 
RUA DO MATÃO, 1371 – CEP: 05508-090

CIDADE UNIVERSITÁRIA – SÃO PAULO

Resumo da palestra:
Há décadas a literatura especializada discute e apresenta propostas com base no papel da História das Ciências no Ensino. Neste contexto, destaca-se a importância de se evitar as abordagens denominadas de “pseudo-histórias”, que transmitem visões ingênuas de ciência e são construídas de modo anacrônico e sem base em documentação fidedigna. Em contraposição a estas últimas, especialistas defendem a importância de uma abordagem histórica em acordo com a historiografia contemporânea, na qual se valoriza análises contextuais, situando a produção do conhecimento em sua época. Contudo, muitas vezes a apresentação do debate polarizado entre “nova” e “velha” historiografia acaba escondendo os diferentes enfoques que a escrita da história admite hoje. Buscando contribuir para esta discussão, o seminário terá como objetivo defender o pluralismo de abordagens históricas. A partir de debates da epistemologia e historiografia contemporâneas, serão apresentadas as experiências realizadas em cursos ministrados no Instituto de Física da USP, em contextos de formação inicial e continuada de professores, nos quais se apresenta “Histórias de Física”. Como síntese do debate se defenderá que professores devem ser conscientes da necessidade de uma abordagem histórica coerente com a ênfase curricular que se busca desenvolver na escola básica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário