Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

quinta-feira, 13 de junho de 2013

FÍSICA PARA TODOS 29 DE JUNHO – AUDITÓRIO SUL DO IFUSP – 10H

Com a cabeça nas nuvens: o que nuvens e fumaça têm a ver com o clima do nosso planeta?

Prof. Alexandre Correia - IFUSP

Resumo: Nuvens fazem parte do nosso dia a dia: produzem a chuva que é fundamental para os ecossistemas, abastecem os reservatórios e hidrelétricas, fazem sombra e resfriam a superfície do nosso planeta. Vistas de cima, as nuvens são brancas porque refletem a luz do Sol e, como estão presentes por todo o planeta, refletem em média cerca de 30% da energia do Sol de volta ao espaço. Isso faz das nuvens o fator mais importante para controlar a temperatura e o equilíbrio energético do planeta! No Brasil e no mundo, todos os anos ocorrem muitos eventos de queima de vegetação. A fumaça emitida em queimadas interfere em como as nuvens se formam, se desenvolvem, se dispersam, e em alguns casos pode até mesmo impedir completamente a sua formação. Dessa forma, a fumaça de queimadas pode indiretamente interferir no clima do planeta, através de vários mecanismos de influência sobre nuvens. Nesta apresentação, mostraremos alguns resultados de pesquisas em Física Atmosférica, que buscam compreender fenômenos como, por exemplo, o ciclo de vida de nuvens, sua interação com a luz solar e como a fumaça de queimadas interfere nos processos físicos naturais que ocorrem em nuvens. Os resultados dessas pesquisas são fundamentais para se compreender o clima e podem ser utilizados para se prever o impacto de mudanças climáticas no Brasil e no planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário