Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

quinta-feira, 2 de maio de 2013


Senhores Professores,
Acontecerá de 15 a 19 de julho a 6ª edição dos Encontros USP-Escola, com os seguintes cursos de atualização de 40 horas:
  Arte no mês de julho - visitas ao MAC USP – PROFESSORES DE ARTES E PORTUGUÊS
2.        CIÊNCIAS: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO – PROFESSORES DE CIÊNCIAS
3.        Química - Módulo 2 – Segunda Série do Ensino Médio – PROFESSORES DE QUÍMICA
4.        Corrente elétrica – A construção de um modelo físico – PROFESSORES DE FÍSICA
5.        História e Filosofia da Ciência: Discutindo a Natureza da Ciência em episódios históricos – PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM GERAL, HISTÓRIA E FILOSOFIA
6.        Propriedades e comportamento da Luz. A construção de um modelo Físico. – PROFESSORES DE FÍSICA
7.        O ensino da escrita através dos gêneros textuais – PROFESSORES DE INGLÊS E PORTUGUÊS
8.        A contextualização no ensino de química - Módulo I – PROFESSORES DE QUÍMICA
9.        CURSO INSTRUMENTAL DE MICROSCOPIA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA – PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM GERAL
10.      Experimentos de Astronomia para Ensino de Ciências – PROFESSORES DE FÍSICA E CIÊNCIAS
11.      FERROFLUIDOS: PROPRIEDADES E APLICAÇÕES (FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA)
12.      Desvendando de modo prazeroso o DNA e os fundamentos da hereditariedade – 2ª EDIÇÃO – PROFESSORES DE BIOLOGIA
13.      Teoria da Relatividade para o Ensino Médio – 2ª Edição – PROFESSORES DE FÍSICA E CIÊNCIAS
 As inscrições se iniciarão nesta segunda, 6 de maio e irão até o esgotamento das vagas.
 ATENÇÃO - Os inscritos para hospedagem (somente de cidades fora de São Paulo) deverão aguardar seleção e envio de senha via correio, com contato telefônico da CCEx.  PESSOAS QUE NÃO TIVEREM A SENHA NÃO PODERÃO TER SEU ALOJAMENTO PAGO.
 Link para o resumo dos cursos e inscrições (disponíveis a partir de 6 de maio) –http://web.if.usp.br/extensao

Nenhum comentário:

Postar um comentário