Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Colóquio do Instituto de Física da USP No dia 22 de junho, às 16h, o Prof. Dr. Enrico Bertuzzo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo,

Colóquio do Instituto de Física da USP No dia 22 de junho, às 16h, o Prof. Dr. Enrico Bertuzzo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo,


 No dia 22 de junho, às 16h, o Prof. Dr. Enrico Bertuzzo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, participará do Colóquio IFUSP abordando o tema “Fear of the Dark (Matter)”. 
O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, Rua do Matão, 1371 - travessa R, Cidade Universitária, São Paulo/SP. Será transmitido ao vivo pelo site http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36950.
 Nesse colóquio, depois de uma breve introdução às evidências experimentais da existência da matéria escura, serão tratados temas sobre a região de parâmetros já excluída e novas direções na busca desse componente de matéria ainda desconhecida. Resumo da palestra: Oitenta anos após as primeiras observações experimentais de Fritz Zwicky, há poucas dúvidas em relação à existência da matéria escura. Apesar disso, não temos indicação alguma sobre a sua natureza, senão que interage gravitacionalmente. Notificamos que a participação presencial ou virtual é por adesão e de responsabilidade dos interessados. Para mais informações, acesse o site http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1453.

Nenhum comentário:

Postar um comentário