Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Práticas Pedagógicas

Professores de escolas públicas se reúnem na USP para discutir práticas pedagógicas
O 12º Encontro USP-Escola promove palestras e atividades culturais para mais de 300 professores da rede pública de ensino de São Paulo

Qual o novo papel do professor, no mundo em que a informação está ao “alcance da mão” de toda criança e todo jovem? Nesse novo papel, que envolve crianças e jovens imersos na tecnologia e bombardeados por informações, qual a forma de trabalhar na sala de aula e na escola? Essas indagações levaram professores da USP, sob a liderança de seu Instituto de Física (IF), a construir os projetos Encontro USP-Escola e Vivendo a USP, a partir de 2011, voltados para as escolas públicas de São Paulo.
“A colaboração entre a USP e a escola pública é uma decorrência natural do envolvimento da Universidade com a tarefa da formação de professores, em todas as áreas do conhecimento. Na formação do professor, assim como na dos profissionais da saúde, não pode faltar o componente de formação prática, ou corremos o risco de formarmos professores incapazes de lidar com a realidade da sala de aula”, disse a professora Vera Bohomoletz Henriques, do Instituto de Física (IF) da USP, coordenadora do Encontro USP-Escola.
Leia a matéria completa no link:


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário