Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Gigantesco scanner de laser está entre os projetos da Nasa para a Lua

Equipamento deve ser colocado na órbita da Lua antes de 2018
Quando a primeira missão da Nasa rumo à conquista de Marte for lançada, em 2018, será preciso garantir a segurança das pessoas que chegarão em seguida. Então, em vez de enviar uma equipe logo no início da missão, a agência espacial mandará ao espaço uma série de equipamentos necessários para a realização de treze projetos científicos, testando as condições para o envio da tripulação humana.
Um destes projetos é um gigantesco laser-scanner que orbitará a Lua, analisando o solo em busca de água. Eventualmente, a Lanterna Lunar, como está sendo chamada no meio científico, fornecerá mapas lunares bem detalhados.
Mas por que achar água justamente na Lua é necessário? “Numa missão futura, talvez precisemos viver com os recursos naturais dos planetas e satélites. O mapa que geraremos será útil para identificar possíveis lugares onde haja água, para que a estudemos”, explicou Jitendra Joshi, chefe do Sistema de Exploração Avançada da Nasa.

Os outros projetos incluem uma sonda que estudará asteroides, funcionando como um protótipo de missões futuras para identificar ameaças à Terra; uma estação portátil de meteorologia que será enviada ao espaço profundo e uma sonda que mapeará o Lado Oculto da Lua. A Nasa ainda informou que está recebendo projetos de agências espaciais de outros países, que serão analisados e talvez enviados na primeira missão.
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário