"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."Albert Einstein"
Introdução
Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445
terça-feira, 10 de novembro de 2015
CURSO DE VERÃO USP
11º Encontro USP-ESCOLA
Data do Evento:
11/01/2016 - 08:00 até 15/01/2016 - 18:00
11º Encontro USP-ESCOLA
O 11º Encontro USP-Escola será realizado de 11 a 15 de janeiro e as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de novembro (ou enquanto houver vagas) no site da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP:http://portal.if.usp.br/extensao
Desde o início, quando os cursos ainda eram circunscritos apenas à física, esse projeto inovador no campo da formação e atualização de professores já se diferenciava pela proposta de organização. A horizontalidade na relação com os professores foi estabelecida desde o princípio e todas as atividades preparatórias aos encontros são discutidas em reuniões mensais do Grupo de Trabalho constituído para atuar juntamente com a coordenação da universidade na escolha da temática das palestras, dos cursos, oficinas e aulas que serão ministradas nos laboratórios.
O diagnóstico das necessidades de formação, perfil do público e avaliação dos Encontros também são feitos pelo GT USP Escola, através de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas durante as atividades.
Para essa próxima edição, uma novidade é que os educativos dos museus da USP e do Instituto Butantan prepararam um curso conjunto que visa possibilitar a interação dos professores com esses espaços não-formais de educação. Haverá também cursos sobre educação inclusiva; um deles abordará as propostas que estão em discussão sobre o ensino de ciências para surdos e como colocá-las em prática e, o outro, tem como propósito discutir o papel que a escola pública ocupa em tempos de retração de direitos, para tanto, o curso pretende refletir os limites e as possibilidades de atuação da escola e como fica a divisão de papéis entre ela, a família, a comunidade e as outras políticas setoriais.
Os cursos oferecidos são os seguintes:
(I) Ciências (química, física, biologia e matemática) com surdos: como elaborar propostas para um ensino bilíngue;
(II) Como explorar as propostas curriculares do ensino de física através de experimentos simples.
(III) Contemporâneo e moderno: experimentando o MAC-USP;
(IV) Educação midiática e práticas educomunicativas;
(V) Eletroquímica: fundamentos e aplicações;
(VI) Espaços de educação não-formal: limitação e desafios;
(VII) Experimentos de física;
(VIII) Fazendo o aluno pensar sobre a química: atividades de ensino visando a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem mais alta;
(IX) História e filosofia da astronomia: conceitos e estratégias para seu ensino;
(X) Indicações para diálogo em sala de aula sobre geografia humana;
(XI) Introdução à física de partículas;
(XII) O lugar da escola pública em tempos de retração de direitos: responsabilidades e articulação em redes de proteção;
(XIII) Uso de tecnologias digitais em ensino interativo e participativo em ciências naturais;
Ao longo dos anos, estima-se que os Encontros USP-Escola tenham impactado diretamente mais de 6000 professores e anualmente por volta de 240 mil alunos das escolas onde os docentes lecionam, levando-se em consideração a carga horária média e o número de alunos que eles têm por turma.
abraços
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