FILMES PARA SEREM USADOS EM SALA DE AULA:
Estive pesquisando sobre outras formas de aprimorar a aula de física tornando-a mais atrativa. E, com certeza, o cinema é uma preciosa ferramenta pedagógica, nosso aliado, uma grande fonte de informação e lazer. Então, por que não utilizá-lo nas aulas?
Vamos citar alguns exemplos:
1 - No caso de Guerra nas Estrelas é comum ouvirmos barulhos, vindos de explosões no espaço. Seria isso realmente possível? De acordo com as leis da física, não! O som é uma onda mecânica e necessita de um meio material para se propagar. O espaço é constituído de vácuo (ausência de matéria), o que impossibilita a propagação do som. Os únicos tipos de ondas que se propagam no vácuo são as ondas eletromagnéticas.
2 - A possibilidade de um ser humano, como o Superman ou alguns personagens do filme X-Men, voar não existe. Para isso acontecer, esses personagens deveriam ter um sistema de propulsão como motores de aviões, e uma aerodinâmica completamente diferente que possibilitasse sua permanência no ar. Portanto, para que o Superman pudesse voar, seria necessário que ele tivesse asas no lugar da capa.
3 - Em filmes e desenhos podemos observar o Homem Aranha, “voando” entre os prédios de uma grande metrópole. O erro está no fato de que a teia precisa de um lugar para se fixar, e o que acontece no filme é que o super-herói joga suas teias sempre para cima, onde não há nenhum lugar para a fixação dessas. Sabemos também que as aranhas têm a capacidade de andar pelas paredes por possuírem minúsculos pelos em suas oito patas, sistematicamente posicionadas para lhes proporcionar o devido equilíbrio na posição vertical. O Homem Aranha, no entanto, não possui esses pelos, o que torna impossível a subida pelas paredes de um grande prédio.
Portanto, mais do que só apontar equívocos, o trabalho com filmes de ficção científica possibilita ilustrar conceitos e discutir os limites da Física, Química e Biologia, discutindo os limites da Ciência.
Debora Rabello
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