Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


A  Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IFUSP 
 
convida-os para assistir à palestra abaixo, no âmbito do Programa  
 
FÍSICA PARA TODOS 
 Data:   
24 DE NOVEMBRO de  2013 (SÀBADO) - 10h 
Local: AUD ABRAHÃO DE MORAES DO IFUSP
 
 
Palestra - O bóson de Higgs
Profa. Dra. MARINA NIELSEN (IFUSP) 
 
Os constituintes dos átomos - os prótons, nêutrons e elétrons - foram por muito tempo considerados como partículas elementares. Hoje em dia sabemos que, dessas três partículas, apenas os elétrons sãoelementares.
Os prótons e nêutrons são constituídos de outras partículas elementares chamadas de quarks. A massa dos quarks e dos elétrons é uma propriedade dessas partículas que aparece devido à sua interação com o campo de Higgs. No modelo padrão das partículas elementares, o valor esperado do campo de Higgs no vácuo édiferente de zero, e esse campo preenche todo o espaço. Uma manifestação quântica desse campo é o aparecimento do bóson de Higgs, que foi observado no “Large Hadron Collider” (LHC) em julho deste ano. Ésobre o bóson de Higgs, e a interação das partículas elementares com o campo de Higgs que falarei nesta palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário