Introdução

Física (do grego antigo: φύσις physis “natureza”) é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta.
A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.
email: pcnp.debora.fisica@gmail.com - Tel.: (013)3202-2445

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Professores, venho divulgar  a vocês a seguinte palestra de Física:
Segue local e data das inscrições:

“OUTRO OLHAR” PARA A COLEÇÃO CUZQUENHA  DO  ACERVO ARTÍSTICO DOS PALÁCIOS DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
 A física pode “olhar” as obras de arte e ser uma extraordinária ferramenta para desvendar camadas ocultas a olho nu. As investigações metódicas com análises físicas de uma obra nos ajudam a compreender os materiais e técnicas utilizadas para criá-la e o que aconteceu com a mesma ao longo do tempo. Interpretar as informações obtidas através das análises científicas, concomitante com o conhecimento da história da arte, nos permite situar a pintura dentro do contexto de sua própria época e/ou escola e compreendê-la hoje como a vemos. Nos exames de investigações científicas utilizados no estudo da coleção “Cuzquenha”, pertencente ao acervo artístico dos palácios do governo, foram utilizadas técnicas não-destrutivas de análises de superfícies. Neste estudo, foram aplicadas diferentes técnicas de imageamento multiespectrais como luz visível, fluorescência visível com radiação de ultravioleta (UV), reflectografia de infravermelho (IV) e radiografia, além de caracterização de elementos químicos, pela técnica de fluorescência de raios X portátil. Os resultados das análises das diferentes técnicas, com suas respectivas particularidades, podem fornecer informações que, quando correlacionadas, permitem uma melhor caracterização e estudo dos objetos.
Local: Mini auditório do Palácio dos Bandeirantes - 1o andar
Data: 31 de outubro, 14h30 

Nenhum comentário:

Postar um comentário